Black Friday foi uma fraudeÉ triste ver o grau de imaturidade de algumas empresas que atuam no e-commerce brasileiro. Acham que o público é idiota e acabam por desperdiçar ótimas oportunidades de negócios. Foi exatamente isso que aconteceu com a Black Friday tupiniquim. Criada em 2005, nos Estados Unidos, para oferecer descontos massivos, tanto no varejo online quanto offline, a Black Friday acontece sempre no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças e simboliza o início das compras de Natal, ou seja, se tornou a data em que mais ocorrem compras no ano. A terceira edição brasileira foi realizada em 23 de novembro e, apesar de ter movimentado R$ 150 milhões, o evento apresentou alta de 0,26% no preço de 1.728 produtos.

Os dados são resultado de estudo elaborado pelo Provar/FIA – Programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto de Administração -, em parceria com a Felisoni Consultores e Associados e a Íconna, empresa de monitoramento de preços no e-commerce. De 12 a 30 de novembro, foram analisadas as oscilações de preços de diversos bens duráveis nos sites dos 12 principais varejistas do país e constatou-se que, na Black Friday, houve uma alta nos preços.

Divididos em 5 períodos, o monitoramento foi feito entre as seguintes datas:

  • 1º período – 12 a 20/11
  • 2º período – 21 a 22/11
  • 3º período – 23/11 – Black Friday
  • 4º período – 24 a 25/11
  • 5º período – 26 a 30/11

Comparando estes estágios, os pesquisadores verificaram que, duas semanas antes do principal dia de descontos, houve uma alta de 8,5% nos preços de produtos nas lojas online e na Black Friday os valores foram elevados em 0,26%.

“Durante o estudo esperava-se que os preços fossem todos superiores aos da Black Friday. Porém, no primeiro período, os valores eram bem menores, -7,8%. Em todos os outros intervalos monitorados, as variações de preço foram insignificantes para os consumidores”, afirma Claudio Felisoni, presidente do Conselho do PROVAR/FIA e autor da pesquisa.

Outro dado interessante observado no estudo é que 47,5% dos produtos verificados não sofreram qualquer alteração de valor por conta da Black Friday. Somente 2,8% dos itens analisados tiveram comportamento típico de promoção pontual, porém o desconto médio foi de pouco mais que 6%.

Aumento de preços durante a promoção

Em sentido contrário ao dia de desconto, 5,1% dos produtos verificados sofreram alta média de 5,6% nos valores, 2,3 p.p a mais do que os produtos que tiveram real desconto.

Por fim, foi constatado que 92,2% de itens não tiveram o preço alterado durante a promoção Black Friday. “O comportamento monitorado não permite afirmar que houve de fato uma promoção sob os auspícios da marca Black Friday. Se percebido pelos compradores, tal comportamento acaba por desacreditar tais iniciativas”, conclui Felisoni.


Tenha uma loja virtual SpaçoWeb.
Entre em contato para saber mais.


Fonte: Blog do E-Commerce