Como montar um negócio de sucesso na Internet?

Muitas pessoas encontram essa resposta na criação de uma loja virtual, mas o universo dos negócios online é muito maior. Existem blogs, venda de infoprodutos, sites de assinaturas, serviços de consultoria online e uma série de outras maneiras de se ganhar dinheiro na Internet, além do e-commerce tradicional.

Em primeiro lugar podemos dizer que saber como montar um negócio na Internet é apenas uma das etapas da empreitada. Você em primeiro lugar precisa se questionar se está realmente disposto a enfrentar esse desafio, já que montar um negócio online não é diferente de um negócio físico e existem diversas barreiras a serem vencidas antes que o negócio se torne verdadeiramente lucrativo.

Não há nada como montar um negócio na Internet

Ter um negócio em um ambiente que nunca fecha e tem um público consumidor que não precisa se deslocar para consumir o seu produto ou serviço é o sonho de qualquer empreendedor. Por isso mesmo o interesse crescente em abrir um negócio na Internet, uma opção cada vez mais procurada pelos novos empreendedores. Veja alguns argumentos imbatíveis para abrir um negócio online:

O investimento para montar um negócio na Internet é bem menor que no mundo físico;

A perspectiva de crescimento, principalmente no Brasil, é simplesmente gigantesca;

Planejamento é essencial

Nenhum negócio na Internet dá certo se você não planejar nos mínimos detalhes. Aquela história de “vai fazendo e depois a gente acerta” ficou no passado, no tempo em que Internet era apenas coisa de nerd. Atualmente, em qualquer área dos negócios digitais que você venha a atuar, é preciso planejar cada etapa do processo.

Desenhe muito bem o que você deseja fazer valendo-se de todos os recursos para esta etapa, como análise SWOT do projeto, plano de negócios e planilhas detalhadas de cada etapa e investimento que você tiver que fazer. Não é apenas uma questão de como montar um negócio na Internet, mas também de como você irá planejar esse negócio, para poupar tempo, reduzir riscos e economizar recursos.

Seja profissional

Definitivamente não há mais espaço para amadores e curiosos no universo dos negócios online. Esqueça coisas como site feito pelo sobrinho que mexe com computador ou outras soluções desse tipo. Um dos grandes mitos dos negócios online é que você não precisa entender nada de Internet para ganhar dinheiro nela. Saber como divulgar uma empresa na Internet, por exemplo, é fundamental para o seu negócio.

Invista pesadamente em treinamentos e estenda este treinamento a seus colaboradores. A realização de um curso de marketing digital, por exemplo, é fundamental para que você possa entender o que existe em termos de divulgação online, mesmo que vá terceirizar essa questão na sua empresa. Também é importante se manter atualizado através de sites e blogs do segmento que publique dicas para abrir uma empresa na internet e como gerenciá-las.

Defina muito bem seu orçamento

Uma das principais dicas para quem quer saber como abrir um negócio na Internet é a que diz respeito ao orçamento do projeto. Ao contrário do que muita gente pensa, as coisas na web não são nem de graça e muito menos baratinhas, como tentam passar algumas pessoas por ai. Tudo tem um custo e por isso é preciso determinar muito bem quanto será gasto no empreendimento.

No caso do comércio eletrônico, por exemplo, sempre recomendamos em nosso curso de e-commerce a alocação de aproximadamente 30% do orçamento para a plataforma de e-commerce e o restante para a implementação das estratégias de marketing digital do e-commerce. De nada adianta um negócio online bem estruturado se não conta com uma boa divulgação.

Crie um diferencial competitivo

Se você quer saber como montar um negócio na Internet só para ser mais um ao lado de milhares de outros iguais a você, podemos adiantar que não vai dar certo. Veja o caso dos sites de compras coletivas. Todo mundo copiou todo mundo e depois, nesse universo de cópias, todo mundo também quebrou.

Seja diferente e crie uma Estratégia de Oceano Azul para o seu negócio online. Destaque-se por uma nova proposta que possa ser vista como única e especial. Dessa forma, você não só fugira da competição autofágica que vemos hoje em dia no mercado online, como também garantirá o sucesso do seu negócio.

Escolha com cuidado seus parceiros

Uma dica fundamental para quem quer saber como montar um negócio na Internet: Escolha muito bem os seus parceiros, tanto os tecnológicos como os fornecedores. Um negócio de sucesso na Internet é formado por uma cadeia de ações e por isso não se pode admitir elos fracos nessa corrente. Um parceiro comercial ou tecnológico fraco pode botar tudo a perder. No caso do e-commerce então, isso é um verdadeiro desastre.

Se optar pela criação de uma loja virtual, pesquise os fornecedores de plataformas de e-commerce e busque fornecedores sérios que possam principalmente cumprir os prazos de entrega acordados.

Tenha paixão pelo que faz

Essa é a dica final, mas bem poderia ser a primeira. Veja se você tem o perfil para ter um negócio na Internet, pois nenhum negócio vale a pena apenas pelo dinheiro, sem que haja uma satisfação pessoal. Essa talvez seja na verdade a dica mais importante para quem quer saber como montar um negócio na Internet e ter sucesso nessa área.


Tenha uma loja virtual SpaçoWeb.
Entre em contato para saber mais.


Fonte: Empreendedor Online