O ano promete muito em termos de marketing online e as tendências do marketing online em 2012 já podem ser apontadas. O Brasil passa por um momento muito interessante nesta área com cada vez mais empresas buscando uma posição de destaque na Internet. A expansão da base de computadores nos lares brasileiros e mais recentemente o crescimento dos acessos através de dispositivos móveis coloca o marketing online como uma imposição para empresas de todos os tamanhos. Em nosso curso de marketing digital, temos percebido cada vez mais o interesse dos pequenos empresários por iniciar sua participação no marketing online, e isso certamente será uma das tendências para 2012. Por isso, é cada vez mais importante ficar atento para as tendências de 2012 para não perder o o trem do marketing online.

Principais tendências do marketing digital em 2012

Com base no que temos visto no Brasil e também em palestras e seminários dos quais tivemos oportunidade de participar no exterior, enumeramos algumas das principais tendências do marketing digital no Brasil em 2012.

SEO cada vez mais refinado

Com o aumento dos custos de links patrocinados as técnicas de SEO deverão estar mais em evidência do que nunca. Ao mesmo tempo, o Google busca cada vez mais sofisticar seu algoritmo em busca de respostas cada vez mais relevantes e atuais. A última mudança no algoritmo do Google busca exatamente isso. Em função disso, a tendência do marketing de busca em 2012 é ficar cada vez mais sofisticado com os profissionais lutando não só para conquistar boas posições nas páginas de respostas dos buscadores mas também para manter os posicionamentos já conquistados.

Aumento do custo de links patrocinados

Cada vez mais empresas buscam no marketing digital um novo canal para a divulgação de seus produtos e serviços. Com isso, a tendência para 2012 é que o custo de links patrocinados volte apresentar uma alta em relação a este ano já que o espaço continua o mesmo, mas cada vez mais anunciantes buscam anunciar neste canal. Essa tendência deve ser ainda mais sensível tendo em vista que muitas empresas não dominam as técnicas de utilização do AdWords e por isso forçam uma alta desnecessária dos preços por palavra-chave. O Google agradece.

Pequenas e médias empresas adotarão definitivamento o marketing digital

Que o marketing na Internet já era uma tendência ninguém duvidava, o problema é que muitas empresas parecem ter ignorado isso e agora estão tendo que correr atrás do tempo perdido. A presença de pequenos e médios empresários em nossos cursos sobre marketing digital é cada vez maior, disputando espaço com estudantes de marketing e publicidade que sempre foram a grande maioria nesse tipo de treinamento. A tendência é que em 2012 as pequenas empresas se rendam finalmente a mídia digital, o que deve provocar um sensível aumento da demanda por este tipo de serviço e profissionais do setor.

Presença online com mais engajamento nas mídias sociais

No rastro da revolução das mídias sociais as empresas deverão buscar cada vez mais engajamento em suas ações online. As ações de reforço de marca deverão ter uma estrutura que permita um engajamento maior do público criando uma relação de confiança entre a empresa e seu público-alvo. A tendência para o marketing nas mídias sociais em 2012 é uma busca cada vez maior por parte das empresas por um lugar de destaque em mídias simpáticas aos brasileiros como Facebook, Twitter e ainda o Orkut.

Social Media Optimization

O marketing nas redes sociais dependerá cada vez mais de conteúdo relevante e essa parece ser o maior problema para as empresas no Brasil. O marketing passivo nas redes sociais não surte mais efeito e a tendência é que o público fique cada vez mais exigente. A tendência é que o SMO venha a ganhar um status próximo ao que o SEO possui atualmente no marketing de busca. As próprias ferramentas de busca já estão utilizando o critério de relevância para ponderar as menções nas redes sociais.

Mobile Marketing em alta

Seguindo uma tendência forte no mundo inteiro, a tendência é que o marketing digital no Brasil em 2012 volte-se para o mobile marketing para atingir um público cada vez mais conectado através de dispositivos móveis como smartphones e tablets. As pesquisas apontam para uma venda recorde de smatphones neste Natal deixando criando um novo público-alvo a ser atingido. Já a redução dos preços dos tablets no ano que vem deverá deixar o mercado ainda maior.

Geolocalização

As campanhas de marketing digital baseadas em princípios de geolocalização deverão se tornar cada vez mais comuns no Brasil em função, principalmente, da expansão da base de dispositivos móveis. As empresas poderão solicitar a seus clientes autorização para o envio de mensagens quando estes estiveram dentro da sua área de atuação entre outras estratégias já bem populares lá fora e que deverão passar a serem vistas por aqui também. O sucesso do Foursquare por aqui já tem instigado a curiosidade de algumas empresas neste tipo de campanha. E você? Deixe sua opinião sobre o que acha que deverão ser tendências do marketing online em 2012.


A SpaçoWeb o auxilia a seguir as tendências e manter seu site/loja atual.
Entre em contato para saber mais.


Fonte: Blog do E-Commerce